Noticias

Direito Tributário: Saiba quais são os passos essenciais para advogar na área 

Todos sabemos que o começo da advocacia não é fácil, independente da área escolhida. Segundo o Dr. Amauri Jacintoo Baragatti, a advocacia tributária é um segmento que está em alta já que o Brasil continua sendo o país com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Por esse motivo, o advogado tributário tem ganhado uma importância e um campo maior de atuação para desenvolver-se na área. Acompanhe, a seguir, os passos essenciais para conseguir advogar no Direito Tributário. 

Tenha domínio dos princípios constitucionais e tributários 

Para o advogado Amauri Jacinto Baragatti é essencial que o advogado tributarista domine os principais fundamentos dos contribuintes, sendo eles: legalidade, anterioridade, irretroatividade, segurança jurídica, vedação ao confisco etc. Um bom advogado tributarista não se faz sem conhecimento de Direito Constitucional. 

Faça mais e mais especializações 

Ser pós-graduado em Direito Tributário, é imprescindível para atuar no mercado. No entanto, é preciso se aprofundar, estudar e buscar mais especializações. Por exemplo, ser pós-graduado em Direito Tributário, mas ter objetivos de atuação e buscar especializações. Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti é muito importante delimitar a área de atuação e qualificação, pois fará de você um especialista e não um clínico geral. O mercado atual busca especialistas, tenha isso em mente. 

Defina sua área de atuação 

É importante escolher uma esfera para se especializar (federal, estadual, municipal). Também é importante escolher no máximo três tributos para trabalhar. Lembre-se que é essencial ser uma especialista, então não tente abraçar todos os tributos, escolha pelo menos três e se torne um especialista. 

De acordo com o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, Há três segmentos que podem ser explorado na advocacia tributarista que atribuem ao advogado diferentes funções e finalidades, então escolha o que mais se encaixa às suas especializações e ao seu gosto pessoal antes de começar a atuar, sendo eles:

  • Consultoria e Assessoria Tributária 
  • Processo Administrativo Tributário 
  • Processo judicial tributário 

Fique ligado às legislações pertinentes 

Após ter decidido em qual segmento atuar, é importante ficar atento à legislação tributária. Vale salientar que nosso sistema tributário é complexo e instável. Há diversas obrigações acessórias que os empresários e as pessoas físicas precisam cumprir e o excesso de tributos traz muita confusão para os clientes. Então é essencial que o advogado esteja sempre ligado à legislação vigente. 

Apresente soluções aos clientes 

Por fim, um bom advogado tributarista atua em duas frentes: amenizar o fato ocorrido e prevenir. Lembre-se que o cliente não está interessado em saber das teses, das leis etc. o cliente quer soluções. No caso de um tributarista é possível até antever o futuro e evitar prejuízos. 

Em resumo, podemos observar que o em tempos de crise, o advogado tributarista tem sido cada vez mais associado, pois é esse profissional que consegue oferecer boas escolhas ao cliente, contribuindo para a economia de pequenas e grandes empresas e evitando um aborrecimento futuro para o bolso das companhias. Assim, não deixe de buscar uma especialização e seguir estudando para ser um bom tributarista e conseguir fidelizar clientes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo