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Análise SWOT para pequenas e médias empresas

A Analise SWOT é uma ferramenta incrível para pequenas e médias empresas conseguirem entender mais sobre seu próprio negócio, posicionar a empresa no mercado, além de ser uma base para atuação no Marketing Digital.

Grandes empresas possuem departamentos especializados para realizar essa análise. Pequenas e médias empresas muitas vezes deixam a Análise SWOT de lado por não entender sua importância e como usá-la ao seu favor. Um grande erro, pois além de ser facilmente desenvolvida, ajuda muito a entender sobre sua própria empresa e melhorar a forma de atuação – sim, todos precisamos melhorar.

A importância da Analise SWOT para pequenas e médias empresas

Afinal, o que é uma Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que ganhou notoriedade nos últimos tempos devido ao crescimento do empreendedorismo. Trata-se de uma análise da própria empresa por diversas perspectivas.

SWOT é uma sigla em inglês para Strengths (força), Weaknesses (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). No Brasil também é conhecida como análise FOFA. Os pontos fortes e fracos são identificados dentro da própria empresa. Já as oportunidades e ameaças são encontrados no ambiente externo, e variam de acordo com o cenário econômico, concorrência e o comportamento do consumidor.

Pensando nisso, é recomendado que sua Análise SWOT seja revista constantemente. Uma oportunidade identificada há 3 anos pode ser vista como uma ameaça nos dias de hoje, e vice-versa.

Análise SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

As forças da empresa geralmente nós sabemos. Nenhum negócio cai do céu. Se estamos empreendendo algo é porque acreditamos na força que esse negócio tem. Durante o processo de análise, podemos identificar uma ou outra força que não esperávamos, mas no geral, já temos as forças na ponta do lápis.

Fraquezas, Oportunidades e Ameaças são os pontos que devemos avaliar muito bem na nossa Análise SWOT. Deixe o otimismo de lado, saia um pouco do papel de gestor e avalie como espectador, converse com outras pessoas sobre seu negócio, amigos, sócios, colaboradores, clientes, família, e o principal, não deixe fatores pessoais afetarem sua análise.

Identificar as fraquezas é fundamental para sua empresa. Arrisco dizer que identificar as fraquezas na Análise SWOT ajudam mais do que as forças, principalmente na atuação do Marketing Digital. Isso porque ajudam a entender os melhores caminhos a serem seguidos. Em português claro, mostra onde você pode e onde não pode pisar.

A análise SWOT é uma etapa fundamental dentro do seu Planejamento de Marketing Digital.

O preço em alguns negócios pode se enquadrar como uma fraqueza na Análise SWOT. Você identifica um ponto de equilíbrio entre custo x benefício, por exemplo, quando tem a qualidade como uma força. A empresa não será reconhecida como a que vende o produto mais barato do mercado, mas pode ser reconhecida como a que tem mais qualidade. Uma vez que o consumidor entende a qualidade, o preço deixa de ser visto como um problema, justificando a qualidade que o produto oferece.

Oportunidades! Assim como as ameaças, esses dois aspectos variam bastante de acordo com o atual cenário econômico da região e o comportamento do público-alvo.

A economia em recessão, por exemplo, pode ser uma oportunidade para algumas empresas e uma ameaça para outras.

Identificar uma ameaça é muito importante para seu negócio. Grandes empresas ignoraram o avanço da tecnologia e não identificaram isso como uma ameaça. Tiveram prejuízos gigantescos, e em alguns casos até fecharam as portas porque não entenderam como ameaça um aspecto que engoliu a empresa.

Seja o mais honesto e coerente possível na sua Análise SWOT. Liste com clareza os principais pontos. Se for preciso, dê nome aos bois. Se uma determinada empresa é uma ameaça para seu negócio, anote o nome da empresa, acompanhe sua atuação e absorva aquilo que pode fazer você melhorar.

Toda ameaça carrega uma oportunidade. E toda oportunidade tem um pouco de ameaça. Saiba identificar isso.

Análise SWOT aplicada no Marketing Digital
Análise SWOT aplicada no Marketing Digital

Por que fazer uma Análise SWOT?

Agora que você já listou todos os ítens para sua Análise SWOT, é hora de colocá-la em prática.

É recomendado que as ações da sua empresa, seja de marketing, publicidade, lançamento de um novo produto ou branding passem pela Análise SWOT. Dessa forma você consegue identificar com mais clareza o que pode e não pode dar certo para sua empresa.

Claro que você não pode deixar essa análise travar suas ações. Esse recurso deve ser usado sempre a seu favor e somar para sua marca.

Se você ainda não usa a Análise SWOT para sua empresa, experimente esse recurso. Tenho certeza que vai ajudar muito nas atuações da marca e na sua própria maneira de enxergar o mercado.

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