Tecnologia

Como as criptomoedas impulsionaram a máquina de guerra do Hamas

A ONU estima que as criptomoedas representem 20% do financiamento global ao terrorismo

De onde veio o dinheiro para os ataques do Hamas contra Israel? O Irã tem sido um dos principais financiadores do grupo, mas investigadores nos EUA e em todo o mundo identificaram outra fonte de receita explorada por eles, aponta a CNN: doadores online mundo afora oferecendo apoio em criptomoedas. A ONU estima que as criptomoedas representem 20% do financiamento global ao terrorismo.

Alguns pedidos de doações foram feitos abertamente. O Hamas e outros grupos terroristas usaram o Facebook e o X, antigo Twitter, para postar publicamente os endereços de suas carteiras de criptomoedas e instruir as pessoas sobre como doar, de acordo com um relatório divulgado este ano pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.

O Hamas e suas Brigadas al-Qassam estão entre os “iniciadores mais bem-sucedidos de arrecadação de fundos com base em criptoativos até o momento, em termos de quantia arrecadada”, disse Arda Akartuna, pesquisador da Elliptic, à CNN.

Israel congelou contas
Na terça-feira, segundo a CNN, autoridades israelenses anunciaram o congelamento de contas adicionais de criptomoedas que o grupo havia supostamente usado para coletar doações durante o conflito desta semana.

Além do Bitcoin, as carteiras que as autoridades israelenses disseram estar ligadas ao Hamas incluem as criptomoedas Ether, XRP, Tether e outras, de acordo com uma ordem do governo israelense.

Lado B das finanças descentralizadas
As finanças descentralizadas sempre foram apresentadas como uma maneira de contornar as dificuldades do sistema financeiro global regulamentado, e as criptomoedas têm sido usadas há muito tempo para alimentar mercados ilegais – incluindo o financiamento a grupos terroristas.

Essas organizações teriam dificuldade em comprar ativos financeiros tradicionais nos mercados públicos, mas podem se beneficiar de contratos inteligentes que não se preocupam com os requisitos de conhecimento do cliente.

Segundo a Elliptic, empresa que ajuda as empresas de cripto a cumprir as regulamentações financeiras, alguns dos grupos estão até envolvidos na mineração de criptomoedas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo